União das Freguesias de Escalos de Cima e Lousa

Heráldica


Os símbolos heráldicos da localidade de Escalos de Cima, encontram-se descritos no Diário da República n.º 240-III Série de 16 de Outubro de 2001, lendo-se o seguinte:

"Torna pública a ordenação heráldica do brasão, bandeira e selo da freguesia de Escalos de Cima, do município de Castelo Branco, tendo em conta o parecer emitido em 16 de Agosto de 2001 pela Comissão Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses e que foi estabelecido, nos termos da alínea q) do n.º2 do artigo 17.º da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, sob proposta desta Junta de Freguesia, em sessão da Assembleia de Freguesia de 26 de Setembro de 2001:
Brasão - escudo de negro, torre de campanário de ouro lavrada e aberta do campo, com sino e relógio de prata, entre dois pés de cravo de ouro, floridos de prata, passados em aspa e atados de prata, na ponta. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: "ESCALOS DE CIMA";
Bandeira - amarela. Cordão e borlas de ouro e negro. Haste e lança de ouro;
Selo - nos termos da lei, com a legenda: "Junta de Freguesia de Escalos de Cima - Castelo Branco"."


A torre da Igreja Paroquial é um dos símbolos mais representativos da freguesia, pois está afastada do templo como aconselhavam os antigos preceitos litúrgicos, facto este pouco comum. Os pés de cravo representam o importante bordado de Castelo Branco, símbolo do amor do homem pela esposa, pela família e pela terra que o viu nascer. Os bordados de Castelo Branco estão enraizados há muito tempo na cultura de Escalos de Cima.


De acordo com a Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses, foi emitido em Lisboa a 11 de dezembro de 2003 um parecer nos termos da Lei n.º 53/91, de 7 de agosto, relativo à ordenação heráldica do brasão bandeira e selo da Freguesia de Lousa, Município de Castelo Branco, lendo-se o seguinte:

"Brasão - escudo de prata, um fuste de coluna de azul entre dois ramos de oliveira de verde, frutados de negro e postos em pala; em chefe, cruz dos dos Templários. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: "LOUSA-CASTELO BRANCO".
Bandeira - azul. Cordão e borlas de prata e azul. Haste e lança de ouro.
Selo - nos termos da lei, com a legenda: "Junta de Freguesia de Lousa - Castelo Branco"."


Descrevendo a simbologia, o Fuste de coluna simboliza a romanização, atestando a antiguidade do seu povoamento; Cruz dos Templários relativo à antiga donatária de região e a Ordem do Templo; Ramos de oliveira alusivos ao sector primário predominante da economia local, sendo a azeitona símbolo da principal atividade económica da Lousa até à década de 60. A bandeira apresenta um fundo azul, símbolo do azul do céu e da cor do manto de Nossa Senhora dos Altos Cés, padroeira da freguesia.